Conselho Comunitário de Segurança da Barra da Tijuca
Em reunião realizada em 12 de maio, os membros do 31º CCS - Conselho Comunitário de Segurança da Barra da Tijuca - reuniram-se no auditório do Barra Experience para discutir sobre a segurança na região e na Barra da Tijuca.
Foi comunicado que o Governador do estado do Rio de Janeiro sensível ao efetivo deficitário do 31 º Batalhão se comprometeu aumentar o efetivo do batalhão, inicialmente com mais 46 homens.
Foi cobrado o policiamento ostensivo da região, sendo informado pelo comandante do 31º BPM, Ten. Cel. Rubens Peixoto, que não somente a Península, mas como toda Barra da Tijuca se beneficiará com o aumento de 20% do efetivo (46 policiais), mas que ainda assim o ideal para uma ampla cobertura e eficácia do policiamento seriam necessários 824 policiais.
Quando questionado sobre a retirada da Cavalaria do patrulhamento no Parque Melo Barreto, o Comandante destacou que atualmente a tropa encontra-se cedida ao Batalhão de Choque, estando disponível somente após a Copa do Mundo.
O Comandante enfatizou que as operações com motocicletas, de fato representam uma queda significativa nos índices de criminalidade, entretanto o batalhão não dispõe de reboque, e os pátios lotados – inviabilizando as apreensões.
O Delegado da 16º DP, Dr. Mario Luiz, informou que 85% das motos envolvidas em delitos não constam como roubadas, e que uma forte fiscalização sobre as motos provoca significativa diminuição de crimes na região fiscalizada.
O Presidente do Conselho Comunitário de Segurança informou que tomou conhecimento que o Governo do Estado busca viabilizar terrenos na região para a criação de depósitos de veículos para as motos apreendidas nas operações de fiscalização.
O Diretor-Geral da ASSAPE, Dr. Joelcio Candido, pleiteou maior empenho do Comando do Batalhão no policiamento na região da Península, e também solicitou ajuda aos moradores com influência política no reforço do pedido de patrulhamento na localidade.
A Prefeitura foi cobrada na pessoa do Administrador Regional, Tiago Balzana, para organizar e fiscalizar o espaço público no entorno da Península, visando diminuir os estacionamentos irregulares e ambulantes que prejudicam o trânsito de veículos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário