quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Concluída a reforma do Banco Circular de Mármore de Carrara


A ASSAPE informa que foi concluída a restauração de mais uma escultura. Dessa vez foi o Banco Circular de Mármore de Carrara localizado no Lagoon Park. O serviço estava na programação para junho, porém somente neste mês (agosto) tivemos agenda com a empresa restauradora.

A obra teve sua segunda intervenção, sendo esta realizada pelo restaurador Daniel Cardoso, da empresa Ex Libris Restauração, que disse: “O Banco Circular em Mármore de Carrara maciço é mais que um banco, é uma obra singular em toda sua construção. É ricamente adornado em seus entalhes, como os balaustres simétricos sustentados por grifos ao estilo europeu clássico.”

No processo foram encontrados agentes interventores naturais como fotodegradação, incrustação de plantas, matéria orgânica vegetal, líquen e musgo, que são comuns em obras expostas ao tempo. Também foram encontradas partes danificadas por agentes químicos, como pigmentos coloridos, acidulantes, conservantes e outras substâncias usadas em alimentos, que ocasionaram manchas e atraíram animais silvestres, além de amônia e ureia provindas provavelmente de urina de animais.

Solicitamos que, para preservação do local, não seja colocado qualquer tipo de alimento para animais. Lembrando que a presença de urina e fezes de animais domésticos ou silvestres proporciona um ambiente extremamente favorável para a transmissão de doenças infecto-contagiosas, pondo em risco a saúde de moradores e até mesmo de seus animais.

No banco, foram reestruturadas todas as peças de fixação e sustentação, adornos, dentre outras. A Ex Libris Restauração, utilizou produtos clareantes apropriados para a matéria prima da obra, além de finalizar com o isolamento de forma a repelir as intempéries. E informou que “com o uso e manutenção adequados, todos poderão desfrutar e apreciar esta obra tão bela e singular que compõe um dos mais belos acervos ao ar livre em um empreendimento inovador.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário